Saturday, January 27, 2007

Tu deves ser dentista

Ha certas áreas profissionais onde após a formação algo de inexplicável acontece. O formado começa a ver-se e ao mundo de uma forma totalmente alucinada.

A primeira percepção a ser alterada é a importância da sua função. De repente ser dentista é a coisa mais formidável do mundo, tem estilo e charme.
Depois logo lhe ocorre que toda a sua vida quis ser dentista. O que poderia ser mais interessante do que andar a escarafunchar na boca dos outros? Aliás, todas as outras pessoas queriam ser dentistas.

Mas a incrível transformação reside no facto de, por simples consequência de ser um entendido em assuntos da boca, possa utilizar a sua para opinar sobre tudo. O verdadeiro dentista é aquele que ensina qualquer pessoa sobre aquilo que essa pessoa sabe mais.
Advogados ? bah.
Psicólogos? Bah
Gestores? Políticos? Criativos? Cientistas? Fotógrafos?
Bah
Todos eles queriam ter sido era dentistas e não são dentistas porque não dão para isso. E se por ventura ele quisesse ter ido para qualquer uma das outras actividades ele nem precisava de ter estudado, porque ele já sabe.

A partir de hoje, quando alguém que não percebe nada dum assunto estiver a mandar bitaites a alguém que óbviamente percebe muito mais, vou logo responder:
Tu deves ser dentista.

4 comments:

Anonymous said...

Acho que qualquer profissão se adapta perfeitamente a essa ridícula forma de ver o mundo. Em todo o caso, todas as profissões...em particular, talvez, gestor, advogado, políticos, são excelentes domínios para cultivar a crença de que "o meu burgo é que é importante..."

Manel Furtado said...

Hugo quem é que dizia que quando temos um martelo todo o problema é um prego? Ah sim e já agora acho que esta é uma private e um ataque a alguém que não conheço... Um abraço,
Manel

Hugo Ferreira Garcia said...

Isto pode ser aplicado a muitas profissões.
Especialmente àquelas profissões que são muito técnicas. As áreas de que têm a mania que percebem são as áreas não técnicas.

Anonymous said...

[...]"quando alguém que não percebe nada dum assunto". Bom, acredito que o difíl é perceber algo no que você tentou escrever porque acredito que não se percebe nada em nenhum assunto, antes de tudo você precisa entendê-lo; não acredito que profissões tenham o poder de tirar o intelecto de uma pessoa, ou seja, as profissões não fazem uma pessoa ficar burra, mesmo porque para você exercer uma determinada profissão você precisa ter a inteligência para tanto, inclusive concluir um curso superior, qualquer que seja, exige intelecto; e para finalizar, sempre leio suas postagens e sinceramente elas não me acrescentam nenhuma informação ou algo que seja bom pra vida ou dia-a-dia, esse seu último artigo, pra mim, foi a gota d'gua!. Eu como civilizado que sou não poderia deixar de te dar esse alerta: cuidado com o que você escreve, pois as vezes escrevemos coisas das quais não nos enquadramos. Os dentistas não possuem conteúdo necessário para reconhecer um assunto - você muito menos!