Wednesday, January 17, 2007

não, decide tu

Se perguntarmos quem é líder toda a gente quer ser líder.
Mas a verdade é que os seres humanos odeiam ser líderes.
Como seguidores somos todos felizes, quando tomamos a posição de líderes começamos a ficar revoltados.

Algures existirão os verdadeiros líderes. E como se distinguem ? Distinguem-se porque não se chateiam. Os líderes assumem em sí a responsabilidade portanto compreendem que não têm o direito de se chatearem. Não se podem chatear com os outros porque os outros são seguidores e sempre que os outros falharem é porque eles, os líderes, falharam. Então o líder é aquele que ultrapassa as adversidades com um sorriso nos lábios.

Mas voltando ao cidadão normal.
Nós não queremos ser líderes.Alguém pergunta: então onde vamos ?
E logo se ouvem as respostas: Decide tu, não, decide tu, não eu decidi da outra vez, agora decide tu, mas tu é que tens jeito para decidir.
Então e a iniciativa. Telefona tu, não vá, a sério telefona tu, ó pá sou sempre eu que tenho a iniciativa de ligar, não agora és tu.

Mas porque será isto? Porque é difícil aceitar as consequências dos nossos actos?
Porque não gostamos do confronto ?
Porque os líderes só são verdadeiramente necessários quando as coisas correm para o torto ?

Não. É mais do que isso.
É as luzes da Ribalta. É o medo do estrelato.
Todos nós queremos ser cantores famosos, mas se nos puserem num palco assustamo-nos.
Sentimos aquele sentimento que em inglês se chama de overwhelmed.
É ter uma missão.É assustar-nos com algo grande.
E é por isso que os não-líderes ficam imediatamente zangados. Porque se assustam com a sua missão e ficam com um ar ameaçador para que ninguém lhes estrague.

Assim que saímos dessa posição, conseguimos relaxar, ser nós mesmo e saborear a viagem.

No comments: