Saturday, February 03, 2007

Pursuit of happiness

Já há muito tempo que um filme não me trazia lágrimas aos olhos.
Vá lá um brilhozinho nos olhos no inteligência artificial, mas devo dizer que neste tive que cerrar os dentes para não dar aquele berreirozinho meio parvo. Meia hora depois o filme ainda estava a mexer comigo.
Estranho é que tenha sido num filme de Will Smith. Mas a verdade é que o rapazinho agora fez um granda filme.

Naturalmente, o filme impressinou-me porque teve tudo a ver com a minha vida nos últimos 2 anos e algo do meu futuro próximo também.

Este filme é sobre a cultura americana no seu melhor. Embora não deixe de mostrar também o seu lado pior.
Nós, Europeu, temos nos habituado a falar mal e odiar a cultura americana com a sua competitividade, mas a verdade é que o modelo americano dá oportunidade a todos, mas apenas aqueles que lutarem com unhas e dentes conseguem atingir.
mostra também como estamos sozinhos nesta luta, tendo muitas vezes aqueles que supostamente deviam nos apoiar a dificultar-nos a vida, a menosprezar-nos, a dizer que não vamos conseguir, a tirar-nos o apoio, a dizer que se fosse com eles não teria acontecido e a abandonarem-nos simplesmente porque não temos nada para lhes retribuir.

Este filme fala sobre o espirito do comercial, que é desprezado e odiado por todos e que ainda assim tem de manter um sorriso e uma força inabalável. É engraçado ver como tanta gente consegue se orgulhar de maltratar comerciais.

O melhor resumo do filme é uma anedota contada pelo filho:

Um homem esta no meio do oceano perdido a nadar, quando passa um barco e pergunta um marinheiro:
marinheiro: queres ajuda ?
homem: não, Deus vai salvar-me
passa outro barco e perguntam:
marinheiro 2: queres ajuda ?
homem: não, eu tenho confiança, Deus vai salvar-me
Mais tarde o homem morre, vai parar ao céu e pergunta a Deus:
homem: então Deus ? Porque é que não me salvaste ?
Deus: Oh meu granda palhaço. Então eu enviei-te dois barcos.

No comments: