Saturday, October 07, 2006

Como morre um jornal ?

O público tem sido até aqui uma das melhores referências do jornalismo em Portugal. Para muitos a melhor.

Mas a qualidade a que estávamos habituados desapareceu completamente. Desapareceu a qualidade bem como qualquer princípio de dignidade e moral.

O público fez de um dia para o outro aquilo que as empresas gostam de chamar de "restruturação".
Essa restruturação consiste em despedir de uma só vez mais de 40 jornalistas experientes, eficientes, credenciados e competetentes.
Isto porque se aperceberam que estes jornalistas poderiam ser substituidos por estagiários a quem não precisam de pagar salários.
O estagiário trabalha de graça.
O estagiário esforça-se mais.
O estagiário trabalha mais horas.
O estagiário aceita maus tratos.
O estagiário pode ser despedido a qualquer momento.

Os poucos que ficaram vão agora estar mais preocupados em vigiar o trabalho destes estagiários, que provavelmente não serão 40, mas talvez 80.

Será que é o fim desta grande referência do jornalismo?

2 comments:

binarium said...

Quem és?
como te posso dar o rebuçado se não te conheço?

Anonymous said...

Só por acaso, como soubeste dessa informação?