Humildade é a grandiosidade dos simples.
Humildade não se pode definir pela ausência de ambição, nem tão pouco pela desvalorização do "eu".
Certamente que humildade não é afirmar que não possuímos valor quando no fundo nos achamos parte de uma casta superior.
E não gostaria de acreditar que humildade é uma característica que apenas pertence aos que nada alcançam.
Humildade é aquela centelha que se constroi quando na batalha da vida se mantém durante as vitórias e as derrotas, os "ups'n'downs", perante os nossos semelhantes, os nossos superiores, os nossos inferiores e até nós próprios.
Humildade é o estado de mente que nos permite aprender.
Quer estejamos perante o rei, o lacaio ou o mendigo temos a hipótese de nos oferendar com a capacidade de aprender.
O caminho mais simples é dizer ao mendigo: "tu mendigas porque não queres trabalhar", dizer ao lacaio: " tu trabalhas porque não tens valor" e dizer ao rei:"o teu valor é falso e tu devias estar a trabalhar".
Mas o caminho dos grandes, o caminho dos humildes, é ladrilhado por outra escolha: aquele que se alimenta de humildade olha nos olhos do mendigo, do lacaio e do rei e diz"reconheço o Ser Humano que há em ti".
Se a tua alma se encontra aberta a aprender algo novo com todos os homens então eu, V-alter de nome, reconheço o Ser Humano que há em ti.
5 comments:
Perfeito
Por que nao:)
Im impressed. I dont think Ive met anyone who knows as much about this subject as you do. Youre truly well informed and very intelligent. You wrote something that people could understand and made the subject intriguing for everyone. Really, great blog youve got here.
Ser humilde e acreditar e dar valor sem descriminar a classe, a cor,o nome. É a cima de tudo, e ver a capacidade do ser humano, e tentar extrair suas virtudes e não comparar como um objeto, mas como um ser que representa uma raça,assim como você.
adorei a postagem, sou do Rio, Brasil.
abraços
Claudinha
rochapinto@msn.com
Post a Comment