O Filme Matrix II foi a meu ver o melhor da triologia.
O primeiro era de teor liberal, o segundo conservador.
Apesar de eu me identificar mais com os valores do 1º, a sequela trouxe-me muito mais em questão de ideias.
Para perceber que o 1º é liberal vejam o discurso do final.
Para entender o 2º ficam aqui alguns resumos de discursos:
Líder de Zion:
Nós queremos derrotar as máquinas, porque não queremos ser controlados por elas.
E no entanto estamos dependentes de outras máquinas para sobreviver. Como podemos saber que somos nós que as controlamos se na verdade estamos dependentes delas para sobrevivermos?
Francês:
O Livre-arbítrio é uma ilusão. na verdade todos nós somos comandados pelo desejo.
Smith:
Tu mataste-me, tu tornaste-me livre.
Tu tiraste-me tudo quando me tiraste o objectivo (purpose).
Antes eu era escravo do objectivo, agora sou livre, mas não tenho nada.
Sem um objectivo nós não somos nada.
Oraclo:
Tomar uma decisão ? tu não vais tomar uma decisão.
a decisão já foi tomada por ti. Todas as circunstâncias conduziram-te à decisão que vais tomar.
Tu não estás aqui para tomar uma decisão. Tu apenas estás aqui apenas para perceber porque tomaste essa decisão.
No comments:
Post a Comment